Combate ao Trabalho Infantil

AUTORA
Professora Luciana Alves de Lima, 4° ano B

O trabalho Infantil traz prejuízos ao desenvolvimento físico, psicológico, moral e social de crianças e adolescentes, e ainda gera impactos negativos no desenvolvimento sustentável de uma sociedade.

Desenvolvemos diversas atividades relacionadas ao tema, com o objetivo de motivar uma reflexão sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e adolescentes o direito de brincar, estudar, o que irá contribuir decisivamente para o seu futuro.

Iniciamos com uma roda de conversa explorando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o trabalho infantil, na sequência cada aluno fez a leitura individual do livro “Lugar de criança é na escola”. Realizamos interpretação oral sobre a história e os alunos representaram através de desenhos algumas tarefas que crianças e adolescentes podem ou não realizar. Elaboramos com a turma algumas questões sobre o trabalho infantil para que, realizassem com seus pais uma entrevista.

Exploramos em sala de aula o conto, “A história de João”, utilizamos como exemplo para que os alunos produzissem contos relacionados ao tema. Realizamos leituras e interpretações de textos referentes ao assunto, incentivando os alunos a falar sobre o trabalho infantil.

Convidamos a conselheira do Conselho Tutelar para nos dar uma palestra sobre o trabalho infantil, ressaltando a importância do direito da criança e do adolescente, ampliando o conhecimento dos alunos sobre quais são os tipos de trabalho infantil, que são amparados por lei. E que a mesma deve ser cumprida, punindo responsáveis, caso ocorra alguma situação que coloque a criança em perigo.

Durante a palestra com a conselheira os alunos puderam fazer perguntas, relevantes ao tema, principalmente se em nosso município há casos de trabalho infantil.

O desenvolvimento das atividades, foram muito significativas, ampliando o conhecimento dos alunos, sendo possível compreenderem que lugar de criança é na escola.

























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