Conhecendo o gênero textual Jornal

AUTORA
Professora Millena Lima, 5º ano A

Nesta semana os alunos do 5º ano A da escola Jahyr Lopes puderam conhecer um pouco mais sobre o gênero textual Jornal. O Jornal da Manhã foi a fonte de pesquisa da nossa aula, com ele as crianças puderam observar a linguagem utilizada, o material em que é produzido e as partes que compõem este meio de comunicação.

Em um primeiro momento, as crianças leram algumas das reportagens do Jornal da Manhã e então criaram suas próprias reportagens com temas de interesse.

Em seguida criamos o Jornal da turma, inspirado no JM. Os alunos foram divididos em grupos e cada um ficou responsável por uma parte do jornal: Manchete, Esporte, Economia, Política Entretenimento, Social e anúncios. Eles utilizam notícias da escola e do município. Esta atividade, assim como os outros trabalhos do projeto Vamos Ler, propiciou aos alunos a experiência de refletir sobre diferentes temas, criar mídias e vivenciar um pouco como é o trabalho de um jornalista. Ensinou as crianças a utilizarem as tecnologias de forma didática, podendo aprender cada dia mais com elas.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

35° JECA em Castro

"Dia dos Povos Indígenas"