Vacina

AUTORA
Professora Geisy Souza, 5º ano B

Iniciamos a nossa apresentado um vídeo explicativo de como funciona a vacina e como ela age no nosso organismo!

O vídeo também apresenta como o vírus atua em nosso sistema respiratório e quais são as atitudes corretas para evitar o contágio.

Dentre as medidas citadas eles relataram a higiene das mãos! Mas surgiu a pergunta: as mãos devem ser lavadas somente com água??? Qual é o benefício de água e sabão?

Então levantamos a questão se o sabão e a água eram importantes para eliminar o vírus!

Usando um prato com água colocamos orégano para que pudesse representar o vírus. Os alunos mergulharam o dedo na água e observaram que o orégano ficou grudado no dedo, ao passar detergente no dedo, percebemos que as ervas afastavam se e não mais grudava no dedo!! Os alunos ficaram muito empolgados e curiosos com a experiência que repetimos por diversas vezes! Assim perceberam o quão é importante a higiene correta das mão!

A questão levantada pela aluna Paola foi: Mas... O vírus do covid? Já foi embora?"

Então trabalhamos mais um assunto relevante na sala! Com o componente curricular de língua portuguesa trabalhamos os textos que são e os textos que são opiniões! Através da leitura e comparação dos mesmos puderam perceber que fatos e opiniões são diferentes!

Mas uma opinião chamou a atenção deles! Uma vizinha do aluno Rubens relatou que não há mais casos de covid em Castro e que podemos deixar de usar as máscaras! Esse assunto repercutiu muito na sala de aula e então trabalhamos com as fake news e os cyberbullying.. destacamos a importância de não acreditar em tudo que está na internet, pois isso pode prejudicar nós mesmo!

Com o apoio do material da ccr rodonorte desenvolvemos em sala de aula uma discussão sobre respeito, empatia e amor! Criamos um remédio igual uma vacina que ajuda a prevenir contra falta de respeito! O Respeitol foi uma maneira de entender que podemos produzir esse remédio através de uma fórmula bem simples.. respeitando o outro!

Criaram uma bula para o remédio com todos os componentes e contra indicação e em seguida realizaram dobradura da embalagem do produto! Mas ainda precisava ser aprovado pela Anvisa para que ele entrasse em circulação! Foi então que fomos a sala da coordenação para apresentar nosso remédio e pedir a liberação para introduz em nosso cotidiano! E sem dúvidas... Foi aprovado!!!!

As crianças comemoraram e sairam da sala contentes em serem os farmacêuticos responsáveis pelo medicamento que irá mudar a vida de todos na sala e em casa!

Receberam o "remédio" com a prescrição de que chegariam em casa e o ofereceriam as pessoas, para que assim aja respeito entre elas!

Os alunos enviaram fotos dos pais, irmãos, usando o medicamento! Foi muito divertida nossa semana!!!!











































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

35° JECA em Castro

DIVERSIDADE NAS REDES SOCIAIS