Semana do folclore através das obras de Monteiro Lobato

AUTORA
Professora Geisy Souza, 5º ano B

Monteiro Lobato se tornou o pai da literatura infantil no Brasil ao unir realidade e fantasia para encantar leitores de todas as idades. Sua maior obra foi o “Sítio do Picapau Amarelo”, com as aventuras de personagens, como a Emília, o Visconde de Sabugosa, a Dona Benta e seus netos Narizinho e Pedrinho. E através das obras desse grande escritor trabalhamos diversos temas em nossas aula!

Iniciamos com a biografia de José Bento Renato Monteiro Lobato que foi um escritor de enorme repercussão no Brasil, o mesmo era um homem preocupado com a literatura infantil e não gostava de contos estrangeiros. Dedicou se a escrever livros infantis, onde as crianças ficam vez e voz (o que naquela época era inviável) em suas histórias as crianças podiam interagir com os adultos de maneira natural! Criou o livro Sítio do pica pau amarelo e vários personagens, os quais mais chamaram a atenção dos alunos foi a boneca Emília, Narizinho e o Pedrinho!

Antes de iniciar a aula eu contava um pouco sobra a obra do artista e instigava a curiosidade dos alunos. No primeiro dia apresentei o livro "as reinações de Narizinho" e iniciei trabalhando o gênero textual biografia, contando a história de Monteiro Lobato e um pouco sobre os personagens do Sítio.

Em seguida, trouxe o livro "Aritmética da Emília" e os alunos aprenderam sobre fração. Usando a leitura do capítulo do livro onde o circo chegou ao sítio e cada um dos personagens apresentava um número envolvendo a matemática!

Com o livro "Geografia de Dona Benta" conhecemos a geografia de maneira lúdica. Realizaram atividades com meios de transportes (comparando como era no sítio e como evoluiu) trabalhamos a história da evolução dos meios de transporte e comunicação

Conhecemos a Ciência de Visconde de Sabugosa e compreendemos sobre o assunto meio ambiente! Exploramos a mata do sítio e os alunos puderam estudar sobre matas ciliares.

Para trabalhar o componente curricular Arte realizamos atividades voltadas ao folclore brasileiro! Realizamos a leitura de lendas como Saci, Cuca, Mula sem cabeça... Os alunos realizaram dobraduras, pontilhismos e pinturas de personagens do folclore!

Para finalizar, os alunos puderam assistir alguns episódios do Sítio do pica pau amarelo.

Foi uma atividade muito importante para desenvolver a curiosidade e imaginação através da literatura infantil!

Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos depois fazemos.
Monteiro Lobato

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

35° JECA em Castro

"Dia dos Povos Indígenas"