Folclore e matemática

AUTORA
Professora Gisele do Prado Faria, 5º ano A

Os alunos do 5ºano A orientados pela professora Gisele do Prado Faria iniciaram o mês de agosto comemorando o Folclore, para iniciar a temática trabalhamos o gênero textual biografia com o autor e escritor Monteiro Lobato, conhecemos um pouco da sua história e qual foi sua importância e colaboração para a cultura e o folclore brasileiro. 

Com isso os alunos aprenderam que Monteiro Lobato ajudou inserindo os personagens do folclore em suas obras, para fixar o conteúdo os alunos escolheram alguém importante para eles que fizesse parte do seu núcleo familiar para produzir uma biografia e foi um sucesso. No decorrer das aulas a cada início do dia eu lia um trecho do livro “As Memórias de Emília”, as crianças amaram, pois até o momento essa atividade vem sendo desenvolvida no início das aulas, pude perceber que os alunos relaxam e começaram a se interessar mais pela leitura. Continuamos a desenvolver nossas atividades toda voltada com base no livro As Memórias de Emília, trabalhamos os adjetivos com base nas qualidades e características dos personagens folclóricos e do Sítio do Picapau Amarelo, trabalhamos também os advérbios visto que são personagens “intensos”, criei muitas histórias usando esses personagens para usar como problematização de minhas aulas como:

    · Tio Barnabé fez um cercado para as galinhas do sítio onde trabalhamos ângulo e perímetro;

    · A tia Anastácia fez um bolo para um piquenique e dividiu o bolo em pedaços e cada personagem comeu uma quantia, onde trabalhamos as frações (representação, leitura e escrita, soma e subtração);

    · E para finalizar trabalhamos a história do nascimento da Emília da caixa de costura da tia Anastácia e dos retalhos de saias velhas, trabalhamos os sólidos geométricos e suas planificações, trabalhamos os elementos dos sólidos (face, aresta e vértice) nesse momento para fechar o mês e o tema montamos nossos sólidos com gomas, palitos de dente e macarrão.

Foi possível perceber o aprendizado significativo através de aulas dinâmica, práticas e prazerosas.










































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REINAUGURAÇÃO DA ESCOLA

"Dia dos Povos Indígenas"