Dia da Conscientização do Autismo (Marli)

Autora: professora Marli de Camargo, 5ºA

O dia 2 de abril foi escolhido para ser o dia da conscientização do autismo, e como tenho na minha classe um aluno autista e apesar do bom relacionamento entre ele e os colegas, achei muito importante trabalhar sobre o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo” , já que haveria uma mobilização na escola e uma passeata em comemoração a essa data. 
Assim, na minha sala de aula decidi iniciar as atividades com um vídeo da história: “ Mundo de Leonardo”, um leãozinho que tem autismo. Após a história começamos uma roda de conversa sobre as características apresentadas pelo leãozinho, se as crianças conheciam alguém que tem comportamentos iguais aos do personagem, (Neste momento, deixei que as crianças fizessem a observação e comparação do comportamento, mas não de maneira que pudesse ofender ). 

Após a conversação passei um vídeo informativo da Turma da Mônica sobre autismo, para aprofundar um pouco mais sobre o assunto. 

Por exemplo: Essas crianças não gostam de barulhos altos, então os colegas da sala devem evitar gritar, cantar muito alto, pois isso incomoda demais o colega. Também explicar que o fato do colega autista, às vezes, gargalhar, gritar, balançar os braços demasiadamente, repetir falas, morder-se, ignorar quando chamado, ou ainda não esperar sua vez, não é má educação, mas um comportamento característico e quer mostrar que algo não o está agradando. 

Que devemos acalmá-lo, deixando-o quieto. Que o importante é amá-lo e entender que mesmo que ele não faça todas as atividades ou outras coisas no mesmo ritmo que os colegas de sala, não quer dizer que ele não aprende, mas que ele aprende de um outro jeito. Que tem muito potencial e que devemos ajudá-lo . E assim por diante. 

Em seguida conversei sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Por que foi criado? O que é conscientizar?

Por que a cor azul? Devido a incidência ser maior em meninos.

Por que o logo ser um quebra-cabeça? Porque há vários tipos de autismo.

Realizamos também leitura e debate do texto informativo impresso para os pais. E para finalizar os alunos confeccionaram um cartaz para participar da passeata em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo e levaram para casa panfletos impressos com informações sobre autismo para que os pais pudessem ficar informados sobre o assunto.

Foi um trabalho muito proveitoso, as crianças demonstraram grande interesse e dedicação no desenvolvimento das atividades, foi uma maneira prazerosa de trabalhar o assunto e também uma forma de reforçar os laços de amizade e respeito entre eles e o colega autista Luiz Fernando. Todos se comprometeram em passar adiante as informações que obtiveram nesse dia e a continuar respeitando e ajudando as pessoas autistas.































Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

35° JECA em Castro

"Dia dos Povos Indígenas"