315 anos de Castro (Marli)

Autora: professora Marli de Camargo, 5ºA


Para trabalhar a data comemorativa do aniversário de Castro em sala de aula, resolvi introduzir o assunto de maneira diferente, não trazendo o texto pronto sobre o histórico da cidade, como é feito todos os anos. Primeiramente, através de uma conversação sobre o feriado do dia 19/03, investiguei o que os alunos já sabiam sobre a nossa cidade, o que foi surpreendente, pois a maioria conseguiu relatar várias informações que obtiveram nas outras disciplinas com os outros professores.
Após a conversa, os alunos receberam um roteiro com algumas perguntas sobre a cidade de Castro a serem pesquisadas no laboratório de informática. Lá os alunos foram orientados a sentarem-se em duplas para que os alunos que apresentam maior facilidade com a informática auxiliassem os colegas. Assim o trabalho se tornou muito mais prazeroso para todos, e realizaram a pesquisa com sucesso. Os alunos puderam também pesquisar e assistir vídeos com imagens da cidade de Castro antigamente e nos dias atuais. 

Observaram e realizaram leitura sobre os pontos turísticos da cidade e assim obtiveram várias informações. Essas informações foram utilizadas em outro momento na sala de aula para produzir um texto sobre Castro. Para finalizar os alunos produziram desenhos dos pontos turísticos de Castro, para realização de um concurso entre os alunos da escola.


















Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

35° JECA em Castro

"Dia dos Povos Indígenas"